segunda-feira, 11 de julho de 2016

Dar palmadas é agressão ou correção?

Oie!

A grande discussão sobre a educação das crianças nesses últimos anos com certeza inclui as famosas "palmadas", que é aqueles tapinhas no bumbum que muitos pais escolhem fazer em horas que a criança está fazendo malcriação.

Existem pessoas que acham essencial as palmadas para algumas correções, como excesso de choro, gritos, bater nas pessoas ( com ou sem motivo) não querer comer, e etc... E tem pessoas que abominam o fato e dizem que ao levantar a mão já é um tipo de agressão a criança.

Vamos separar então essas pessoas em grupos: O método antigo e o método contemporâneo de educação.

O metodo antigo diz que os adolescentes de hoje em dia só estão tendo a liberdade de serem tão mal educados porque eles não apanharam o suficiente quando eram crianças.
O método contemporâneo já defende que a partir do momento que os pais não tem direito de bater uns aos outros e nem agredir terceiros por qualquer razão que exista, a criança também não precisa apanhar para aprender, basta conversar.

Mas o método antigo diz que tem muitas crianças que não escutam e já nascem sendo muito malcriadas e que só os tapas no bumbum resolvem, e que também todo pai e mãe conhece o filho que tem em casa e pode educar do jeito que quiser.
Já o método contemporâneo afirma que nenhuma criança nasce ruim ao ponto de querer apanhar, sabendo que se fazer algo errado, terá não só a dor emocional e sim a física.

Com tantos argumentos bons e ruins, não conseguimos lidar com algumas situações e acabamos por vezes tendo atitudes ruins. Este vídeo de Humor do Mundo Canibal, mostra ironicamente o que vivemos atualmente:




Quando eu assisti esse vídeo na minha adolescência, achei engraçado e não percebi a crítica alojada no roteiro deste desenho humorístico e depois de quase 10 anos, assisti novamente e consegui finalmente entender.

Já convivi com crianças que sofreram muitos traumas por causa de agressões e eu fui educada com palmadas e não tive nenhum trauma... O que fazer então?


Nada melhor que a velha conversa séria olho - a - olho.

Hoje vivemos muito presos com os nossos compromissos, problemas e redes sociais... E esquecemos o quanto é importante conversar e escutar o que o outro tem a dizer. Talvez a criança só queira isso, talvez seja só uma fase, porque estressar tanto com uma parte tão importante na educação dos nossos filhos?

Será mesmo que é apanhando que se aprende a ter educação ou se aprende a ter medo?
A resposta é: Vamos ter mais vontade e paciência para educar e é claro, mais amor.

Reflita.
Beijo
Marina Isabel
snap: marina_iza

0 comentários:

Postar um comentário