quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A importância dos livros na infância

Oie!

O meu primeiro livro foi um gibi da Turma da Mônica. Lembro que ganhei uma caixa cheia de gibis do meu tio, mas eu não sabia ler direito ainda, aquilo então me motivou pra aprender logo e conhecer todas as histórias que eu só achava que entendia por causa das figuras. Então com 5 anos li minha primeira historinha.

Depois disso, não parei mais de ler...

Agora pensando no meu filho, já tive a oportunidade de ler mais na gestação, mas confesso que estou muito indisposta e com pouco tempo para exercer melhor a leitura e conhecer livros novos além da maternidade (rs). Mas o contato com os livros será inevitável na vida dele, pois tenho a certeza que ele herdará toda a curiosidade sobre os diversos mundos dos livros de mim.

A leitura na infância é importante para o desenvolvimento da criança dentro de casa e principalmente na escola, onde eles descobrem diversas questões sociais, e não só o aprendizado "formal" (português e matemática, por exemplo). A leitura deve ser influenciada pelos pais nos primeiros anos de vida e a escola complementa no período que a criança está estudando para ampliar mais ainda os caminhos do conhecimento.

As fábulas que nossos pais e professores contavam para nós na hora da soneca ou na hora da pausa escolar (recreio) também eram ótimas para nos auxiliar a aprender a ler e já ensinavam valores muito importantes para a nossa vida.

Uma fábula muito conhecida é a da Chapéuzinho Vermelho, que tem diversas versões criadas, até mesmo adaptadas para filmes não tão infantis. Mas é muito conhecida no mundo todo e que sustenta a moral que a história quer mostrar as crianças... Que nunca é bom desobedecer os pais e confiar em estranhos.



Outra história também muito contada é da Branca de Neve e os 7 anões, que ensina que podemos ter amigos nas mais dificeis situações, mas que também não é bom confiar em pessoas estranhas que nos oferecem qualquer tipo de alimento.


E finalmente a que eu mais escutava minha mãe contar, a dos 3 porquinhos. Que mesmo com as dificuldades, não devemos ser preguiçosos e pensar em fazer trabalhos mal feitos porque um dia podemos precisar, ainda mais quando tem um "Lobo Mal" soprando tudo. (rs)


E assim nossa infância foi preenchida de repletas histórias que nos ensinava e ensina muitas coisas!
Então não deixe de compartilhar livros com os filhos, isso é só mais um de muitas coisas essenciais para a vida deles.

E hoje indico um livro muito querido, que é O Patinho Feio de Hans Cristian Andersen  para ler com o baby!

Beijos
Marina Isabel
snap: marina_iza



0 comentários:

Postar um comentário